Sunday 4 May 2008

Ainda no Hackney...

A casa



Depois do susto das escadas era hora de entrar na casa. Nao sei porque, mas na minha cabeca nunca antes tinha imaginado as pessoas com quem eu viveria, acho que por isso a surpresa nao foi tao grande. Fui apresentado a alguns deles, muitos nomes que na hora eu nao consegui decorar, lembro de um que se chamava Ricardo, um gaucho boa gente, mas que nos proximos dias estaria voltando ao Brasil apos um “mochilao” pela Europa.



Na sala onde havia uma TV 20” e um PC, outros dois caras que moravam na casa estavam na sala tambem eram recem chegados do brasil como eu, havia duas semanas que chegaram e ficariam pelo menos mais um ano. Meu amigo Daniel que viera um dia antes, tinha saido pela vizinhanca, mas logo voltou, entao me mostrou onde eu ficaria, um quarto com mais outras tres pessoas, no total a casa abrigava dez estudantes, por “coincidencia” dez brasileiros. Um deles era uma especie de “manager” da casa, que pegava o dinheiro do aluguel e dava algumas ordens pra galera, como de colocar o lixo na rua, fazer uma escala pra usar o PC, pois a demanda era grande.



Sai com o Daniel pra reconhecer a vizinhanca, logo fomos num “News Agent” que e um misto de mercearia e banca de jornais, alguns deles tambem desbloqueiam celulares e coisas do genero. Comprei algumas besteiras pra comer e caminhando pela vizinhanca ja percebi que eu estava no suburbio, tempo depois vim a saber que o Hackney tinha sido considerado o pior lugar pra se viver no Reino Unido. Como o Daniel ja estava la um dia antes de eu chegar, ele ja havia feito amizade com a galera da casa, e sabia mais ou menos como as coisas funcionavam ali pelo menos com o transporte.



Voltamos pra casa, e entao fui conhecer a cozinha, la estavam o fogao, um microondas, armarios divididos entre os moradores, uma mesa, quarto cadeiras, num espaco menor que 9m², e uma torradeira eletrica que passaria a ser minha companheira diaria. Logo me disseram que neste mesmo predio haviam outros tres “flats” que funcionavam como casas da mesma agencia, logo eu ja pude calcular que ao menos trinta brasileiros moravam no mesmo predio, todos estudantes.



Primeira noite, fim de outono e uma janela quebrada, o vento lembrava de leve que eu mudara de continente, mas logo nos mesmos a consertamos. Conversando com os moradores da casa, o que percebia de inicio era a preocupacao com o emprego, alguns ja trabalhavam fazendo eventos como exposicoes, festas e coisa e tal, entao eles waiter, kitchen porters, washing ups. Um outro cara que morava na casa era o Lucas, ele trabalhava no Mc Donald’s, trazia lanche toda noite, e ainda vendia pros flatmates por 50p. Mas o resto do pessoal da casa ainda estava sem emprego, entao estavam todos fazendo CV’s no computador, inventando experiencia anterior em bares, restaurantes, etc… segundo eles, era a melhor maneira de se arrumar trabalho por aqui.


A dificuldade com o emprego fazia com que todos tentassem ao maximo economizar dinheiro, entao a batalha pela sobrevivencia comecava no supermercado. Todos Eles faziam compra num supermercado muito barato aqui, mas sem nenhuma variedade, so o basico. Netto, era o nome, la se encontrava coisas muito baratas mesmo.



Cervejas era algo raro de se ver na casa, pois seria sem duvida um gasto superfluo. Mesmo assim alguns que ja tinham seus empregos desfilavam iPod’s e cameras digitais, outros vestiam seus Nike Shox’s pela casa - ha gosto pra tudo. Mas no geral as pessoas viviam numa certa harmonia, alguns problemas sempre existiram, as vezes alimentos que “sumiam” da geladeira, mas tudo isso coisa que se resolvia com facilidade, no fim das contas era bastante divertido morar com este pessoal, certo dia fizeram um video quando estavam jogando o Microondas pela jenela, hilario.



Algumas noites jogando poker e a galera se enturmava mais, depois tambem alguns passeios aos parques amizades foram sendo construidas, essa foi uma fase muito boa pra se conhecer a cidades e se fazer amigos.Muita gente diz que nao e bom pra se aprender ingles se voce morar com brasileiros, eu concordo, mas tenho tambem certeza de que no primeiro passo aqui em Londres e muito bom morar com "brazucas", porque no final das contas eles te ajudam a se adaptar, muitas vezes te ajudam com empregos e tambem coisas simples como transporte, claro num futuro proximo o ideal e se mudar e morar com estrangeiros, assim voce tera mais tempo para praticar a lingua.



Nestes meus quase cinquenta dias morando nesta casa, vi pessoas entrarem e sairem de la, alguns voltando ao Brasil, outros simplesmente tocando a vida pra frente em Londres como eu faria tambem, esses que chegavam, vinham na mesma situacao, como estudantes, preocupados com trabalho e escola, alguns desesperados por nunca terem vivido so, outros mais tranquilos curtindo a liberdade e o sonho de estar na capital da Europa, mas nem tudo sao flores, proximo passo: Escola!



FOTO: Hackney Central Train Station

No comments: