Tuesday 6 May 2008

A long way to go



Study





Depois do fim de semana de “adaptacao” se e assim que posso chamar, segunda-feira era o dia de conhecer a escola, na verdade eu nao tava tao ansioso pra isso, mas esse era o objetivo: estudar. No dia em que cheguei eu ja havia comprado o travelcard que era o passe do transporte, no caso eu comprara para usar o underground nas zonas 1 e 2, e este tambem servia para todas as zonas usando onibus.




Acordei 7:30am, por ai voce tem uma ideia, minha aula comecaria as 9:00am, entao tomei um banho rapido, comi umas torradas e la fomos eu, o Daniel e outro cara que morava na casa, a escola ficava longe de onde moravamos, lembro que pegamos o onibus 254 ate Bethnal Green Station, e de la a Central Line ate Notting Hill Gate Station, depois caminhamos mais 20 minutos ate a escola que ficara na Queensway Road, ja na regiao central de Londres. Percebi que minha forca de vontade nao iria muito longe com este trajeto e logo eu realmente teria que mudar pra mais perto da escola. Stanton School of English, pelo nome parecia uma otima escola, mas nao era bem assim, logo que cheguei fui a recepcao e la tentando me virar com um ingles basico, consegui entender que eu teria que esperar por uma breve entrevista pra saber a qual nivel eu ingressaria, me sentei e esperei… Logo uma moca apareceu e tivemos uma breve conversa cheia de “sorry” da minha parte. Entao ela terminou me deu um papel com meu nivel escrito, estava la: Intermediate. Fiquei feliz porque era a mesma classe dos meus novos amigos ali da casa.




A aula tinha duracao de tres horas, sendo que a primeira era voltada a conversacao e a segunda a gramatica. O primeiro professor era um escoces, mas que nao tinha sotaque tao pesado, meio complicado entende-lo no inicio, mas depois de um tempo ja foi ficando mais facil, ja a segunda aula era com uma brasileira, que morou em Jundiai, interior de Sao Paulo, mas que estava ha muito tempo for a do Brasil e pouco se lembrava do portugues.




Percebi que a maioria na classe era brasileira, o que dificultava muito o aprendizado. Mas foi bom porque alguns ajudavam os outros, ate com dicas de trabalho e coisas assim. Lembro que numa sexta-feira fomos a um pub logo ao lado da escola, alguns alunos e o professor, que era arabe. Este periodo na escola nao foi tao mal, mas com a chegada do verao, a classe foi crescendo demais, comecamos a ter um grupo de 26 numa classe, muitas vezes eu nem ia mais a escola, porque a sala era pequena, abafada, o ar condicionado nao funcionava, e era verao em Londres, isso tudo aliado a minha preguica de atravessar a cidade, pois eu morava muito longe, me deixava em casa…




Por outro lado o pouco tempo que eu ia sempre era util, porque aprendi vocabulario e coisas basicas, sem falar em amigos que fiz. A batalha diaria contra o transporte pra chegar a escola so me deixava mais desanimado, isso me deixava cada vez mais ansioso pra mudar dali, mas era uma passo dificil, confesso. Seria sair da facilidade de morar com brasileiros pra ir morar sabe Deus onde. Passavam pela cabeca muitas coisas, ate quem sabe necessidade de voltar pra casa se as coisas nao se acertassem, mas alguns momentos bons na casa, ir ao parque jogar futebol, ou tirar fotos com a galera da casa me deixavam masi animado.




Lembro muito bem que nesta epoca eu olhava muito pro ceu pra ver os avioes, a cada um que passava me dava saudades de casa, dos amigos e da familia mas eu sabia que nao deveria desistir. Estudantes novos chegavam a casa todas as semanas, e agora era minha vez de ajuda-los, isso era legal tambem, pois muita gente que nao vou esquecer, brasileiros de todos os cantos do Brasil, com historias e personalidades impares, alguns que renderiam bons livros.




Mas se a escola nao era assim tao boa mesmo, e ainda com dificil acesso, fazer o que? Tudo bem, tudo era novo, ate as preocupacoes eram diferentes e os desafios ainda maiores…


FOTO: Mary Street - Hackney Central, London-UK and Kesington Gardens, Central London - Bayswater Road.

No comments: