Tuesday 6 May 2008

Try



and try again!


Desafios realmente mudavam a cada dia, mas agora o mais eminente era o de arranjar trabalho, entao seguindo o que os caras mais velhos na casa e em londres faziam foi o que fiz. Inventar experiencia como lavador de pratos, e ajudante de cozinha no curriculo, sim era este o “jeito” que eles pensavam que conseguiriam trabalho, entao tambem fiz o meu “CV”.



Por algumas vezes saimos para entregar estes curriculos no centro de Londres, em bares, restaurantes e hoteis, mas nao tinhamos nenhum resultado. Outra opcao era trabalhar por agencias, que sao comuns para servicos temporarios em eventos de toda ordem. Logo na primeira semana o dono da agencia de intercambio, HelloLondon, nos passou um numero de uma brasileira chamada Silvana, mas ela nunca atendeu o telefone e muito menos respondeu as mensagens que eu e meus flatmates enviamos, logo continuavamos com curriculos que tambem nao deram certo.



Sempre que entregavamos curriculos as pessoas olhavam o Post Code e faziam uma cara meio estranha, tempo depois fui perceber que era porque moravamos no Hackney, uma regiao com transporte ruim, o que sem duvida resultaria em atrasos constantes no trabalho. Certo dia saimos da escola e ficamos sabendo de um trabalho que ia rolar como cleaner, Cleanevent era o nome da empresa, que faria a limpeza no Torneio de Tennis de Wimbledon, entao saimos da escola, na regiao central de Londres e fomos ate o Sudoeste, onde fica o Wimbledon Tennis Court, quando chegamos, depois de nos perdermos varias vezes, a selecao para o trabalho ja havia terminado, entao frustrados voltamos pra casa, atravessar a cidade usando onibus pra nao pagar o metro da zona 3.



Depois dessa longa jornada chegamos em casa, tomei um banho, alias o banheiro as vezes era duro de enfrentar, pois dez pessoas dividindo o mesmo banheiro era realmente complicado. O sono bateu e foi longe, junto veio a preguica mas no outro dia tava eu la na escola novamente.



Tres horas de calor dentro da sala e muitos brasileiros, mas fiquei ate o fim e voltei pra casa. Entao no exato momento que estava abrindo a porta, um dos meus flatmates me ligou, dizendo que tinha arrumado um canal pra um trampo de vender cerveja em eventos, mas eu teria que encontra-lo la perto de Wimbledon, na hora eu ja quase desisti, mas como precisava do trampo, atravessei a cidade enquanto eles me esperavam em Earl’s Court Station.



Quase duas horas depois eu estava la. Entao fomos atras do endereco e chegamos na empresa, e finalmente apos uma engracada entrevista conseguimos trabalho na MJR Tom-UK, mas nao era um trabalho fixo, seriam so alguns dias na semana e comecariamos ja no dia seguinte. Fato engracado na entrevista era que o Alex, um dos managers fez algumas perguntas pra testar o nosso nivel de ingles, apos dizermos que era intermediario, mas um dos flatmates tinha um ingles basico, entao o Alex sacou e perguntou pra ele; “-What if one of our guests wants to fuck your sister?”- entao esse nosso amigo prontamente respondeu: “Yes!! I’ts ok!” , todos cairam na gargalhada, mas no fim deu tudo certo.



No dia seguinte la estavamos nos, procurando o caminho pra chegar ao Twickenham Stadium, depois de pegar o trem em Waterloo Station sem pagar, correndo risco de sermos multados, la estavamos, ligamos pra um contato que haviam nos passado e meia hora depois ja estavamos trabalhando. Uma mochila nas costas pesando cerca de 15 quilos, cheia de cerveja, copos e uma pochete nos tornavam uma das atracoes do evento. Uma roupa que se assemelhava ao uniforme dos caca-fantasmas e muitas piadas ao respeito foram a tonica do dia.



Fora isso ainda o cansaco de ficar em pe com peso nas costas so era superado pela necessidade de fazer dinheiro pra se viver aqui. Mas logo outro fator foi decisivo para continuarmos na empresa, eu particularmente por oito meses, diria eu que este era um dos dois unicos motivos de ficar la, o dinheiro, outro era as amizades, falando em amizades, neste primeiro dia de trabalho arranjei um dos amigos que dificilmente vou esquecer, Fabricio cara gente boa pra caramba, vindo do interior do Parana, precisamente Pato Branco.



Na verdade esta empresa tem direito a um post so pra ela, acreditem! Assim a vida foi seguindo, nos trabalhamos em varios eventos, saindo de madrugada de casa porque moravos longe demais do ponto de encontro, que era em Hammersmith, e na hora de voltar tambem, a jornada incluia as vezes dois ou tres night buses. Dias inteiros sem comer, mas por outro lado assiti a varios concertos e eventos esportivos de graca, e ainda ganhava por isso, conhecendo outras cidades no Reino Unido e fazendo alguns amigos.



Este foi meu trabalho enquanto eu morava no Hackney, e durou bastante tempo, era so minha segunda semana na primeira casa, pois 15 dias em Londres e ja estava empregado... mas nao e assim pra todo mundo.



FOTOS: 38 BUS, at Hackney Central bus stop.
Twickenham Rugby Stadium, meu primeiro dia de trabalho no Reino Unido.

No comments: